Casamento no estilo “Rústico-chic”

O casamento com estilo rústico, que por muito tempo foi sinônimo de cafona e brega, hoje conquista adeptos em todo o mundo.
 

O casamento com estilo rústico, que por muito tempo foi sinônimo de cafona e brega, hoje conquista adeptos em todo o mundo.

Mas atenção, não é por ser rústico que seu casamento mereça menos detalhes, menos cuidados, menos planejamento e requinte. Muito pelo contrário, um casamento que segue este estilo rústico precisa de atenção e apreço redobrados.

casamento-rustico-1

Organizar um casamento neste estilo é valorizar o que a natureza nos oferece e o que está disponível dando o seu toque pessoal. O toque pessoal ao qual me refiro, é justamente o toque de requinte; lembrem-se não é por ser rústico que tudo deva estar sem acabamento, sem capricho! Este toque de requinte é a aptidão em unir o rústico com a suavidade do delicado sem intervir nas qualidades de cada um.

casamento-rustico-2

A ideia é sempre trabalhar a questão do contraste, seja entre o natural e o produzido em massa, o rústico e o delicado, o antigo e o novo.

Dizem que um convite é a porta de entrada de um casamento, portanto começaremos por eles! Observem nas fotos a padronização de cores, esta é uma ideia muito interessante misturar o branco com o tom cru (a pureza da natureza com a leveza do que é produzido pelas mãos do homem). A juta com o papel timbrado….

Outra ideia que tem tudo haver com a ocasião é o convite de casamento sustentável que postamos recentemente aqui no site.

casamento-rustico-3

Para a cerimônia, opte o ar livre se possível. Isso não significa que esta celebração deva necessariamente ocorrer em um sitio ou no campo, pode-se prepará-la também em uma vinícola ou em um jardim.

Para tanto, é necessário conhecer bem o local e saber intercalar o rústico e o novo, abuse do que a natureza lhe oferece e traga harmonia ao ambiente

casamento-rustico-decoracao

Os tons escuros (amarronzados, terrosos) são muito convidativos, e naturalmente transmitem aconchego e tranqüilidade, assim como o verde e o branco transmitem paz, alegria e vida.

casamento-rustico-4

E para à hora do sim que tal inovar usando uma almofadinha de juta que foi coberta com uma linda renda branca?

casamento-rustico-5

Para a mesa dos convidados é interessante optar por mesas retangulares, aquelas bem italianas que reúnem a família toda ao redor de uma única mesa. Quanto mais simples melhor, podem ser mesas bem rústicas (que nem precisarão de toalhas, apenas um trilho de crochê já estará perfeito).

Quanto aos arranjos, optem por flores naturais e que sejam da estação. Você pode se utilizar de troncos de árvores ocos para fazer os arranjos ou mesmo potes de porcelana antigos. É interessante lembrar que o Rústico-chic e o Casamento Vintage possuem uma relação muito próxima, no entanto você pode optar por um destes estilos sem se apropriar do outro necessariamente.

casamento-rustico-6

Use e abuse da madeira crua, dos tecidos sem tingimento, das rendas. Brinque sempre com o contraste.
Observem a riqueza de detalhes nas fotos acima, logo na primeira uma garrafa de vidro foi coberta com uma juta numerada (uma ótima forma de se identifica a mesa dos convidados não acham?), logo em seguida os suportes para talheres receberam uma capa com juta finalizada com uma bela flor feita artesanalmente com sementes e tecidos crus, outra ideia que me encantou foi a de forrar as garrafas de água com uma pedaço de juta coberto por uma renda branca e delicada (contrastes lembram?)  e por fim o cardápio assim como o guardanapo receberam um detalhes especial, vale  lembrar que o trigo (que foi utilizado como acabamento) representa a prosperidade!

casamento-rustico-7

Mais um detalhe inspirador, que tal embrulhar o pãozinho como nossos avós faziam antigamente?

casamento-rustico-8

O mesmo vale para as garrafinhas de refresco, refrigerante ou cerveja.

casamento-rustico-9

Para a mesa do bolo, vocês poderão optar por caixotes de madeira, móveis antigos e com a pintura deteriorad, que dão um tom especial à decoração. Abuse das flores brancas e verdes para compor o ambiente.

casamento-rustico-10

Um casamento assim combina com um final de tarde ao pôr-do-sol ou uma bela manhã. E, portanto com cores mais claras e flores mais rústicas.
Traga porta-retratos antigos, velas e muitas flores para compor o ambiente.

casamento-rustico-11

Uma sugestão bastante oportuna para este tipo de decoração, é embrulhar os Bem casados com folhas de papel reciclado ou fibra de papel como foi o caso da foto acima.

casamento-rustico-2

Para finalizar em grande estilo separei esta foto super sugestiva; onde as  champanhes ficaram gelando em carrinhos de mão. Uma forma inusitada e muito criativa de servir seus convidados.

Gostou? Curte aí ;-)

Receba mais sobre esse e outros assuntos no seu e-mail (é Grátis).

Você tambem pode gostar:

Comentários