Casamento no estilo “vintage”

decoracao-de-casamento-vintage-12

Hoje escolhi um tema que é uma verdadeira inspiração para decoração de casamentos, um estilo que tem ganhado cada vez mais adeptos, cheio de encantos e beleza!

O casamento em Estilo Vintage!

decoracao-de-casamento-vintage-1

A palavra Vintage surgiu no século XVIII e significa “ano em que foi feito o vinho”.

No entanto o termo vintage é atribuído a um estilo de vida e moda retrógradas, uma recuperação das décadas de 1920 a 1960.

decoracao-de-casamento-vintage-2

O Vintage caiu no gosto popular por se tratar de uma forma diferente de homenagear entes queridos nas festividades.

Trazendo objetos e pertences destas pessoas, o casamento vintage se torna ainda mais aconchegante e exclusivo, além de ser uma excelente forma de se economizar na decoração.

decoracao-de-casamento-vintage-3

De pequenos souvenires até livros antigos que estão há décadas em posse da família. Tudo vale no quesito originalidade.
Com um pouco de criatividade, bastam pequenos detalhes para transformar ambientes e engrandecer a decoração.

decoracao-de-casamento-vintage-4

Desde simples latas de alumínio, bem lixadas e pintadas, que receberam lindas flores do campo…

decoracao-de-casamento-vintage-5

…até os mais trabalhados e refinados castiçais da vovó. Tudo é aproveitável e tudo se transforma através do olhar atento e refinado de uma decoradora ou florista!

decoracao-de-casamento-vintage-6

As porcelanas pintadas a mão trazem mais romantismo e alegria ao ambiente. Abuse do verde e das flores. Os tecidos com estampas em listras, flores ou xadrez também são ótimas opções para se utilizar em paineis, toalhas e tapetes.

decoracao-de-casamento-vintage-7

Outra ideia linda e interessante é a de composições com fitas de cetim para as paredes e mesas.
Falando em mesas, observem esse lindo carretel pintado a mão sem nenhum compromisso com a perfeição, afinal aqui o que vale é o DIY – Do It Yourself ou Faça você mesma, como vocês preferirem chamar.

Reparem também no aparador que recebeu os docinhos no segundo plano da foto, mais uma vez um móvel antigo que pode ser reestilizado e facilmente adaptado na composição de ambientes!

decoracao-de-casamento-vintage-8

Outra ideia linda seguindo o estilo vintage , pela qual me encantei foi a utilização dos bons e velhos mosqueteiros (aqueles usados antigamente nos bercinhos e camas lembram?), assim como as toalhas rendadas daquela tia que fazia geleias e docinhos na sua infância, são peças charmosas e cheias de história para contar.

Aqui a atenção vai aos bolos decorados, observem a sutileza (que nos remete aos confeccionados por nossas mães na infância) sem muitos detalhes ou muitos andares, afinal este tipo de decoração visa justamente isso, a delicadeza e o apreço pelas coisas feitas a mão.

decoracao-de-casamento-vintage-9

Vocês se lembram da matéria sobre utilização de molduras na decoração? Pois bem, eis que elas retornam neste estilo de decoração e fazem a festa, literalmente!

decoracao-de-casamento-vintage-10

E para seguir a ideia de antigo, mas não de antiquado, separei esta foto repleta de sugestões maravilhosas.

Meninas, observem os detalhes!

A mesa do bolo nada mais é do que um carrinho de bebê antigo que recebeu uma taboa de roupa (aquelas que se usavam nos tanques) e um pequeno arranjo em cima de um bule acobreado. As bandeirolas feitas de pano enfatizam “Enfim casados” e o local onde toda esta criatividade está exposta é sobre a suave sombra da copa de uma árvore.

Já na lateral pode-se observar uma máquina fotográfica e uma mala de meados da década de 20. Na disposição da mesa foram expostos relógios, taças, vasos… Enfim, uma série de utensílios serviram como peças decorativas.

decoracao-de-casamento-vintage-11

Para finalizar, separei uma foto a qual até o efeito nos remete a algo antigo. Filtrem a harmonia e graciosidade dos detalhes, com cara de um casamento da década de 60 cheio de estilo.

Uma mesa repleta de cup cakes (que suavemente tomaram o lugar do bolo) com arranjos de flores para todos os lados, taças e champagnes dispostos neste mesmo ambiente.

As esferas feitas com papel de seda são mais um exemplo do DIY – Do It Yourself (Faça você mesma).

Portanto, noivinhas de plantão, o que vale é a originalidade das ideias, da para se fazer um casamento lindo e rico em detalhes com uma verba mais curta, basta pesquisar e deixar a criatividade fluir!

Comentários