Chá de panela – Por onde começar

destaque-cha-de-panela

Quando uma mulher fica noiva, uma das tradições é fazer o chá de panela. O chá de panela é um evento divertido que geralmente é organizado pelas amigas ou madrinhas da noiva, onde ela ganhará itens para usar na nova casa. Mas embora seja algo aparentemente “simples” e divertido, se não for bem organizado pode dar um trabalhão para colocar em prática.

Que tal, então, algumas dicas de por onde começar a organizar o chá de panela?

cha-de-cozinha

1. Lista de convidados

Nem todos os convidados do casamento devem ser convidados para o chá de panela. Geralmente o chá de panela é algo mais íntimo e minimalista. Claro que é educado chamar as convidadas mais próximas da família do noivo, como primas ou esposas dos melhores amigos, mas lembre-se que a noiva deve estar a vontade neste dia, nada de extrapolar.

2. Local

Na maioria das vezes, os chás de panela são comemorados na casa da noiva.No entanto, se a casa da noiva não comporta todos os convidados, é bom considerar a escolha de um outro lugar, como um clube, a casa de uma amiga ou até mesmo um restaurante. Atualmente há vários restaurantes com um espaço um pouco mais reservado para eventos assim, aniversários, mini casamentos, etc.

3. Tema

Embora aqui ainda não seja tão comum, em muitos lugares já se usam temas em chás de panela, assim como em aniversários. Então, se a noiva é louca por Paris, porque não fazer um chá de panela com o tema “Paris”, com comidas típicas do país, por exemplo e doces decorados?

cha-de-panela-decoracao-paris

4. Convites

Não há necessidade de convites com muita antecedência, porém se há várias amigas ou familiares de fora, o legal é convidar com pelo menos umas 5 semanas de antecedência. Assim cada uma poderá se planejar e estar presente neste dia tão especial e alegre.

cha-de-panela-convite

5. Detalhes

Os detalhes fazem toda a diferença, principalmente se o chá de panela for ter um tema! Invistam em placas originais, banners ou fotos do casal, mas claro, desde que combine com a decoração do tema escolhido. Lembre-se que detalhes fazem toda a diferença.

cha-de-panela-detalhes

6. Comida e bebida

Como o chá de panelas é algo mais informal, é legal servir algo mais leve, como aperitivos, petiscos e salgadinhos. O brunch também pode ser uma ótima opção. Quanto as bebidas, vale qualquer coisa. Se você escolher um brunch, água aromatizada pode ser uma ótima escolha, sucos e refrigerantes combinam tanto com refeições completas, quanto com petiscos e salgadinhos. Não tenha medo de ousar!

cha-de-panela-doces

 

7. Jogos e brincadeiras

Os jogos são tradições em chás de panela, pode ser um bingo ou até mesmo jogo de palavras cruzadas. O importante é fazer os convidados e noivas se divertirem.

cha-de-panela-brincadeiras

8. Música

Toda festa precisa de música e com o chá de panela não é diferente. O legal é selecionar vários estilos de música para agradar todos os convidados, mas sem se esquecer que é um dia especial para a noiva, então as músicas favoritas dela não podem faltar.

9. Lembrança pra os convidados presentes

É tradição que os convidados levem presentes para a noiva utilizar na sua futura vida de casada, mas muitos convidados acabam levando um presente “extra” para a noiva por consideração ou recordação mesmo. Então é legal presentear os convidados presentes, pode ser algo simples mesmo, como um bolo de pote, por exemplo, que além de estar super em alta, ainda fica com uma deliciosa sobremesa. No caso do chá de cozinha, o “bolo de pote” fica ótimo em uma xícara, chique e moderno.

cha-de-panela-bolo-de-pote-xicara

 

10. Divirta-se

Este dia, é um dia tão especial quanto o dia do seu casamento. É como se fosse um encontro entre amigas, portanto deixe as coisas ruins de lado e divirta-se! Entre na brincadeira e curta o momento. Você terá ótimas recordações desse dia, e serão para a vida toda! <3

cha-de-panela-convidados

cha-de-panela-lembranca

Comentários