Damas de honra e madrinhas: Qual a diferença?

madrinhas-ou-damas-de-honra-2

Damas de honra e madrinhas: Qual a diferença? 

Muita gente desconhece, mas há sim diferenças entre esses dois termos!

Diz à tradição da Idade Média, que as “Damas de honra”( “bridesmaids” ou “demoiselle”) eram as amigas da noiva que se vestiam de forma parecida e entravam antes dela no cortejo para confundir os espíritos maus e afastar qualquer energia negativa de perto da noiva. Geralmente são as amigas solteiras, que não possuem nenhum laço afetivo mais duradouro.

As madrinhas vêm com os padrinhos, em casal, em sua maioria possuem um laço afetivo ou relacionamento sério há mais tempo. Estes casais são escolhidos a dedo e a quantidade vai conforme os noivos acharem mais apropriado, geralmente os números coincidem para os dos casais de  padrinhos do noivo e da noiva.

No entanto para que a cerimônia não vire uma bagunça, é preciso definir bem os papeis de cada um.

Na hora do cortejo, os padrinhos entram primeiro, seguidos pelo pai do noivo acompanhado da mãe da noiva, depois vem o noivo acompanhado de sua mãe, logo depois entram as daminhas e pajens, e antecedendo a entrada da noiva vêm as damas de honra adultas.

madrinhas-e-damas-de-honra-1Damas de honra e madrinhas: Qual a diferença? 

Mais comuns nos Estados Unidos e na Europa, as damas de honra normalmente usam vestidos parecidos (da mesma cor ou do mesmo modelo) e carregam um buquê (que pode ou não ser idêntico ao da noiva).

Vale lembrar que elas não interferem na existência ou não de daminhas e pajens, pelo contrário, ambas complementam o cortejo da cerimônia.

madrinhas-e-damas-de-honra-2

Entre as mais famosas “Damas de Honra”, algumas marcaram pelo estilo, elegância e simpatia com Pippa Middleton, irmã da duquesa de Cambridge (Kate Middleton) que despertou olhares ao usar um modelo criado por Sarah Burton, diretora criativa da grife Alexander McQueen.

Pippa foi a “Dama de Honra” da princesa Kate e como os britânicos geralmente seguem as tradições a risca, o modelo escolhido levou em consideração a crença de enganar os maus espíritos.

madrinhas-e-damas-de-honra-3Damas de honra e madrinhas: Qual a diferença? 

Esta noiva super sensual é, nada mais nada menos, que Kim Kardashian na cerimônia de seu casamento em 20 de agosto de 2011). Kim optou por vestidos para as “Damas de Honra” que facilmente se confundiriam com a própria noiva, provavelmente também seguindo a tradição do mau agouro.

madrinhas-e-damas-de-honra-4Damas de honra e madrinhas: Qual a diferença? 

Já as madrinhas, geralmente são as casadas ou estão em um romance há mais tempo. Mas nada aqui é regra,  que isso fique claro. Geralmente as damas de honra são em menor número e muito mais próximas a noiva, com vinculo afetivo maior (irmãs, melhores amigas, etc).

madrinhas-e-damas-de-honraDamas de honra e madrinhas: Qual a diferença? 

Um detalhe importante, é que as madrinhas entram antes da noiva, geralmente  são as primeiras a entrar na cerimônia.

damas-de-honra-e-madrinhas-qual-a-diferençaDamas de honra e madrinhas: Qual a diferença? 

De qualquer forma se você foi convidada para ser “madrinha de casamento” ou “dama de honra” sinta-se lisonjeada por tal convite, pois em ambos os casos, para o casal você é uma pessoa especial e com certeza os noivos desejam que sua presença faça parte da história deles.

Agora que você já sabe a diferença entre entras, quem tal saber qual a função  madrinhas de casamento ou damas de honra?

E não esqueçam de curtir o Paraná Noivas no Facebook.

 

Comentários