Faça você mesma: Pomander

faca-voce-mesma-pomander

Hello brides, como estão?

Hoje eu vou postar para vocês um esqueminha passo a passo para vocês colocarem a mão na massa, trata-se de um objeto decorativo que serve tanto para seu casamento e recepção, como para seu chá de cozinha ou outra festinha em casa. Estou falando dos pomanders.
Mas gente, o que é isso? Pode-se dizer que eles foram os primeiros aromatizadores da história (de acordo com minha pesquisa google), tratava-se de uma esfera metálica pequena, com infusões naturais para perfumar o ambiente. O fato é que hoje, em termos casamentícios (e existe essa palavra?), pomander é aquele arranjo redondo normalmente de flores, que vemos em muitas decorações por aí, dêem uma olhadinha:

pomander de flores

Os arranjos são lindos, não é mesmo? Servem para enfeitar o corredor de entrada, seja no chão, pendurado nos bancos ou compondo com outros arranjos; para decorar a recepção, também enfeitando cadeiras ou mesmo pendurados nos tetos ou em estruturas; podem ser utilizados até mesmo como buquês, pela própria noiva ou daminhas:

Mas não é só de flores que um pomander é feito não, ele pode ser feito com outros materiais, como papel e tecido.

pomander de papel

 Vejam que bacana essas opções de pomander de papel, tem de vários estilos, de florzinhas de papel, de pompom de papel de seda, de folhas de jornal, de origami, várias opções, é só usar a sua imaginação!

pomander de tecido

Aqui temos algumas opções com tecido, você pode fazer fuxico ou colar os tecido fazendo pregas na bola de isopor. Tem até uma opção com broches para vocês verem.

E então, o que vocês acham de fazer alguns pomanders para o seu casamento ou festinha? Vamos colocar esse projeto DIY (do it yourself) ou “Faça você mesma” em prática? Se você acha que seu casamento ficaria muito sem graça com um pomander feito por você, tenho certeza que no seu chá de cozinha ele fará o maior sucesso!

Vamos então colocar a mão na massa? Existem vários PAPs (passo a passo) de pomander, eu selecionei três pra mostrar para vocês verem qual é o melhor para se aventurar.

 

PAP pomander florzinha de papel

Esse modelo acima de florzinhas de papel não tem material e modo de fazer, mas parece ser bem simples, segue minha ideia: você compra uma bola de isopor do tamanho desejado, fita de cetim larga (depende do tamanho da bola né, compre uma proporcional) da cor da sua decoração para você encapar a bola e corta várias florzinhas de papel. Você pode fazer isso manualmente ou usando aquela espécie de cortador para scrapbook que eu falei outro dia. Para cada flor do pomander você usa duas flores de papel entrepostas, para ficar com um visual mais legal. Então você prega as duas florzinhas na bola de isopor já encapada com fita de cetim com um alfinete de ponta trabalhada (pode ser colorida ou em pérola). Se quiser você pode deixar a florzinha de cima mais tortinha, pra não ficar muito chapado. E voilá! Está pronto! Se você for pendurar em algum lugar você faz um ganchinho de ferro na bola de isopor.

Próximo!

Este modelo que vou apresentar agora não tem a bola de isopor, é feito totalmente com papel:

Material:

Papel de seda (8 folhas por pompom)

Barbante

Fio de náilon

Tesoura

  • Empilhe 8 folhas de papel de seda e faça dobras sanfonadas, como em um leque, com uma largura de +/-2,5 cm;
  • Amarre um barbante bem no meio das folhas todas juntas e ainda sanfonadas, aproveite e afaça um acabamento nas pontas, pode ser arredondado ou pontiagudo;
  • Desdobre a “sanfona” cuidadosamente , afastando do centro uma folha de cada vez;
  • Pendure o pompom onde quiser usando o fio de náilom, vai parecer que ele está flutuando. Você pode também pregar em um palitinho para fazer arranjos de mesa.

Gostaram? É porque vocês não viram o próximo, que fofo e prático que é! Na verdade, é uma variação da primeira opção, só que ao invés de flores, vamos usar forminha de doce!

Material:

Bola de isopor

Forminhas de cupcake

Cola quente + pistola

Alfinete

Modo de fazer

  1. Junte as forminhas de duas em duas, unido-as pelo centro com o alfinete
  2. “Amasse” as forminhas para o centro
  3. Pingue cola quente na pontinha de fora das forminhas que vai se formar quando você as amassar, de modo que elas fiquem firmes e não rodem e não se soltem
  4. Espete o alfinete na bola de isopor
  5. A cola do passo 3 deve ainda colar a forminha no isopor
  6. Abra as forminhas cuidadosamente verificando que não ficou nenhuma ponta de alfinete para fora
  7. Repita o processo até forrar toda a bola

Eu adorei essas ideias e estou pensando seriamente em fazer alguns para decorar a minha casa nova, se não para uma reuniãozinha com a família, só para deixar a casa mais bonita e divertida mesmo! E vocês o que acharam, gostaram da ideia? Pensam em se aventurar para fazer vocês mesmas coisas para o casamento?

Comentários