Dicas para uma noiva tímida

A maioria das noivas não consegue imaginar alguém que fique nervoso com a ideia da festa de casamento, que não curta os detalhes e chegue até mesmo a ter medo desta data, não pelo o que ela representa, mas pela festa em si. No entanto existem muitas pessoas que são introvertidas e que a chegada do casamento traz uma verdadeira angústia!

Para essas pessoas em especial, que são mais tímidas e estão apavoradas em ter que enfrentar um monte de convidados, aqui vão algumas dicas para ajudar nesse dia tão importante de nossas vidas. Vamos lá?

Acho que a primeira e mais óbvia dica que eu poderia dar, é sobre o tamanho da festa. Normalmente as pessoas ficam tímidas diante de outras menos conhecidas, com quem não tem muita intimidade, então a melhor opção é fazer um casamento pequeno (se possível). Assim, conhecendo melhor os convidados, tendo mais intimidade com eles a noiva ficará mais tranquila.

 

Se você acha que os convidados vão intimar um discurso dos noivos, prepare algo rápido e não tenha vergonha de ler algumas poucas palavras. Uma outra opção é deixar uma música separada com a banda ou DJ, assim você não tem que falar nada, a música falará por você!

Saiba que você não está sozinha, estima-se que 1/3 da população seja mais tímida e introvertida. Assim como você, existem outras noivas e noivos temendo o dia do casamento, com medo de encarar os convidados e várias outras noivas que já passaram por isso e se saíram muito bem. Ou seja, assim, como elas você também vai sobreviver a festa do casamento e vai se descobrir ainda mais forte.

Diminua a quantidade de festas relacionadas ao casamento. Nada de jantar de noivado, festa de despedida de solteira (chá de panela e afins) e também esqueça sobre ter que “fazer sala” para os convidados uns dias antes ou depois do casamento. Muitas noivas têm optado por celebrar o casamento por um fim de semana inteiro, alugando chácaras e fazendo almoços e churrascos. Não entre nessa, pois se uma festa já é difícil imagine várias! Foque no casamento em si.

Delegue funções as pessoas queridas e com as quais você tem intimidade suficiente, como o próprio noivo, sua mãe e amigas próximas. Se lidar com fornecedores para você é complicado, deixe essa tarefa com eles! Conte ainda com a ajuda deles durante a festa como no caso de discursos e agradecimentos e para te livrar de possíveis conversas longas com os convidados.

Se as pessoas a sua volta estão te deixando com medo, converse com elas para não falar do assunto e exponha seus receios para o seu noivo. É ele quem vai te apoiar e ajudar a passar por essa situação, tanto pré-casamento quanto durante a cerimônia e festa. Confie nele, afinal, vocês estão se casando!

Não se preocupe em ter uma cerimônia perfeita. Fique tranqüila que tudo vai correr bem, é sempre assim! Casamentos tem um roteiro já pré-estabelecidos, onde tudo caminha naturalmente. Se acontecer alguma eventualidade relaxe, respire fundo e continue com a festa. Muitas vezes os convidados nem percebem que algo saiu do esperado e até mesmo muitos “erros” são perdoados, como choro na hora dos votos, ou se esquecer do discurso, ou até mesmo tropeçar na entrada!

E se mesmo assim você não se sentir confiante, uma outra ideia mais drástica é você fazer o casamento só com seu noivo e padrinhos, no melhor estilo Las Vegas! Só você e seu amor numa capelinha linda. Afinal, o que vale mesmo não é a festa e sim a celebração desse amor que pode ser feito diante de 100 pessoas ou só entre vocês e as testemunhas básicas (no caso da igreja católica, dois casais).

A partir do momento que a festa passa a ser uma obrigação e não uma comemoração de verdade, ela perde o sentido. Se de qualquer forma você não se sentir confortável com a ideia de uma festa de casamento, esqueça tudo! Vá curtir o seu amor e a sua felicidade junta da pessoa com quem você quer passar o resto da sua vida!

Comentários