Lista de casamento: Um tema polêmico
Um dos primeiros e mais importantes passos para a organização de seu casamento é a lista de convidados. Então hoje, vamos falar um pouquinho sobre ela.
Um dos fatores que vai influenciar diretamente na sua lista de casamento é “quem está pagando a festa”?
Se seus pais estão pagando a conta, você deve sim falar com eles sobre o número de pessoas que eles pretendem convidar. Não que vocês, noivos, tenham que convidar todas as pessoas que os pais desejam e fazer tudo conforme eles querem, o importante aqui é haver uma conversa sincera entre ambos. Vocês, noivos, devem deixar claro aos pais como desejam que a festa seja, se desejam um casamento para muitas pessoas ou um casamento mais íntimo. Porém, é necessário lembrar que o casamento é do casal, porém o sonho de vê-los subindo ao altar é de dos pais também.
Caso sejam os noivos que estejam pagando a conta, ainda sim é necessário ter essa sensibilidade, pensar que seus pais gostariam que algumas pessoas realmente participassem desse momento e então delimitar uma cota para cada pai e mãe escolher alguns convidados. Por exemplo, se o casamento for para 200 pessoas, verifique a possibilidade de deixar 25% da lista de casamento para os convidados dos pais. Porém, o que vai influenciar aqui é “O que vocês podem pagar?”, e vocês precisarão ser realistas. Nada de querer convidar 200 convidados, se só podem pagar 100. Pergunte a si mesmo se o que vocês querem é um casamento mais simples para um maior número de convidados ou se preferem um casamento mais elegante para uma menor quantia.
Porém, independente que quem esteja pagando a conta é importante os noivos tomarem alguns cuidados ao fazer a lista de casamento. Vamos a mais alguns pontos:
Lista de casamento – Por onde começar
Deixar claro aos pais o número de pessoas que pretendem convidar
Conforme citamos acima e para evitar constrangimentos futuros, conversem com seus pais e familiares sobre o número de convidados logo após a decisão de realizar o casamento. Oriente-os quanto as possíveis ligações convidando amigos ou familiares antes de terem definido a lista do casamento. Imaginem só que situação, uma ligação dessas e depois a falta de um real convite em mãos.
Organize sua lista de casamento por categorias
Depois de ter rascunhado sua lista de casamento, passe a limpo organizando-a em categorias de relacionamento, como por exemplo: O primeiro nível composto por, pais, irmãos, avós, tios e primos de primeiro grau, depois o segundo nível com parentes mais distantes, no terceiro nível, amigos e colegas de trabalho. Sempre separando os convidados do noivo dos da noiva, para em caso de ter que reduzir o número de convidados, facilitar.
Como escolher os convidados sem ser injusto
Se você não tem certeza se deve convidar alguém, pergunte a si mesmo: “Eu tenho visto ou falado com essa pessoa no último ano?” – Se a resposta for não, você com certeza não será injusto. Não se sintam obrigados a convidar pessoas só porque estas os convidaram para o casamento delas.
Considere ter um casamento pequeno
Talvez seja a maneira mais fácil de deixar de convidar algumas pessoas sem deixá-las “tão” chateadas. Muitas pessoas optam por um casamento íntimo com apenas familiares próximos e amigos íntimos para evitar esse tipo de constrangimento, de ter que selecionar amigos. Além do que, uma ótima maneira de fazer com que seus demais amigos e familiares mais distantes participem é fazer um jantar/churrasco para eles se sentirem envolvidos e especiais, logo após vocês noivos, voltarem da lua de mel.
Determine se as crianças farão parte dos convidados
Embora a maioria das pessoas consideram o casamento uma festa de cunho familiar e reconheçam que as crianças façam parte dela, algumas pessoas preferem não convidá-las pois acreditam que podem elas podem causar transtornos ou estragos a recepção. E se você pensa dessa forma, é importante deixar claro que muitas pessoas entendem que se seus filhos não serão bem vindo na recepção, eles também não são, então optam por não ir. Tome muito cuidado com a sua escolha.
Suponha que cerca de 20% de seus convidados não poderão participar
Por esta razão, você pode sim considerar convidar 20% de convidados a mais do que o previsto. Mas, lembre-se de incluir os convidados pela ordem de prioridade para não deixar ninguém chateado no final das contas.
Espero ter ajudado com essas dicas de como fazer a
lista de casamento.
Confiram encantadoras